Equilíbrio Yin x Yang

Equilíbrio Yin x Yang


A expansão da vida é um movimento Yang. A energia Yang é a que nos move para sair de casa, lutar e ganhar a vida. É a que traz impulsão e procriação.

Segundo os chineses, a sede dessa energia fica em nosso aparelho geniturinário-reprodutor. Testículos e ovários são sede energética e fisiológica de nossa vitalidade. Resfriamento em região genital e lombar reflete uma diminuição da energia geral, coragem e força vital. Já o excesso de energia quente, por outro lado, acaba por consulmir a calma, leva à perda de paciência, propicia gastos inúteis de energia por agitação interior.

O uso excessivo de estimulantes como café, guaraná em pó, ginseng, catuaba, marapuama e ma huang podem levar ao cansaço, tremor das mãos, palpitações e ejaculação precoce. Energia Yang é boa mas não em excesso. Para nosso equilíbrio, precisamos do predomínio Yang, mas na dose certa. Quando estamos equilibrados apresentamos: pés, mãos e região genital mornas; dormimos bem e acordamos dispostos, fazemos planos para o futuro; temos boa resposta muscular quando fazemos exercícios físicos; apresentamos boa defesa orgânica contra doenças; nossos intestinos funcionam diariamente; vemos força nos cabelos (exceto nos calvos, que podem ser plenos de saúde e energia e por uma questão genética ter pouco ou nenhum cabelo).

Classificar-se como Yin ou Yang, naturalmente, não é tão simples. Às vezes as naturezas são gritantes; outras vezes, desenham nuances.

Pessoas excessivamente Yang deverão consumir alimentos mais Yin para harmonizarem-se, enquanto pessoas mais Yin deverão comer alimentos mais Yang para se ativarem.
Entre yin e Yang existem caminhos sutis que podem funcionar como chave para a longevidade. Devemos considerar nossas intuições. A sensibilidade deve nos orientar. Por isso é preciso trabalhá-la e testá-la, sempre.

Na dúvida procure sempre um profissional!

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria dos Meridianos

TENOSINOVITIS DEL TIBIAL POSTERIOR

Cefaléia, segundo a MEDICINA CHINESA