Instantes

INSTANTES

Se pudesse viver de novo minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, viveria mais frouxo.
Seria mais bobo do que fui; de fato,
levaria a sério só umas poucas coisas.
Seria menos higiênico.
Correria mais riscos, faria mais viagens,
contemplaria mais crepúsculos, escalaria
mais montanhas, nadaria em muitos rios.
Iria a mais lugares desconhecidos, comeria
mais sorvetes e menos vagens, teria mais
problemas reais e menos imaginários.
Fui uma pessoa dessas que viveu sensata e
pacificamente cada minuto de sua vida;
e é claro que tivemos momentos de alegria.
Mas, se pudesse voltar atrás, trataria
de ter somente bons momentos.
Pois, caso não saibam, disto está feita a
vida, só de momentos. Nunca percam o agora.
Eu era um desses que nunca vão a lugar algum
sem um termômetro, uma bolsa de água quente,
um guarda-chuvas e um pára-quedas; se pudesse
voltar a viver, viajaria com menos peso.
Se pudesse voltar a viver, andaria
descalço desde o começo da primavera
até o fim do outono.
Andaria de carrocinha, contemplaria
mais alvoradas e brincaria com as
crianças, se tivesse a vida pela frente.
Mas vejam, tenho 85 anos e sei que
estou morrendo.
 

 Texto atribuído ao escritor argentino Jorge Luis Borges - e também ao escritor norte-americano Don Herald.

Postagens mais visitadas