Principais padrões de desarmonia do figado

Estase de Qi
Etiologia: É um padrão de excesso onde a principal causa de estagnação do Qi do Fígado é a tensão emocional. Os estados de frustração, raiva reprimida ou ressentimento por um longo período dificulta o fluxo suave do Qi, resultando em estagnação do Qi do Fígado.
Ocasionalmente a estase do Qi do Fígado pode ser decorrente de Calor e Umidade perversa externa ou dieta inadequada.
Manifestações Clínicas: Distensão e dor em hipocôndrios e flancos, suspiros,  melancolia, depressão, irritabilidade, raiva inapropriada, sensação de caroço na garganta, sensação de sufocamento em tórax. A língua estará com cor normal, a saburra fina e branca e o pulso em corda.
Em mulheres acrescenta-se ainda: períodos menstruais irregulares, dismenorreia e distensão das mamas.
Principais Manifestações: Sensação de distensão, depressão, mau humor, pulso em Corda.
         Estase de Sangue
Etiologia: Desenvolve-se a partir de outras condições patológicas, principalmente da estagnação do Qi, Frio ou Calor. Sendo a causa mais comum a estagnação.
Manifestações Clínicas: Dor no hipocôndrio, dor abdominal, vômito de Sangue, menstruação dolorosa, sangue menstrual escuro e coagulado, unhas e lábios arroxeados, epistaxe, infertilidade, língua especialmente púrpura, ou apenas nas laterais, pulso em corda ou firme.
Principais Manifestações: Sangue menstrual escuro e coagulado, língua púrpura.
         Fogo do Fígado
Etiologia: É um padrão de Calor por Excesso no Fígado e assim como a estagnação de Qi do Fígado, o Fogo do Fígado é causado pelo estado emocional prolongado de raiva, ressentimento, raiva reprimida ou frustração. A repressão faz o Qi estagnar e implodir resultando em calor. Alimentos também podem contribuir para esse padrão, como já dito, o consumo excessivo de álcool, frituras e carne vermelha.
Manifestações Clínicas: Irritabilidade, propensão a acessos de raiva, timidez, surdez, dor de cabeça temporal, hiperemia da conjuntiva, tontura, rubor facial, sede, gosto amargo, constipação com fezes ressecadas, urina amarelo-escura, língua com corpo vermelho, sendo mais vermelho nas laterais e revestimento amarelo e seco. O pulso  cheio em corda-rápido.
Principais Manifestações: Dor de cabeça, irritabilidade, rubor facial, hiperemia da conjuntiva, língua vermelha com revestimento amarelo.
         Ascensão do Yang
Etiologia: É um padrão de excesso/deficiência. A raiva, ressentimento e frustração sempre afetaram diretamente o Fígado. Neste caso, quando por um período prolongado faz o Qi do Fígado ter um movimento ascendente excessivo. Outra causa está relacionado aos hábitos alimentares, visto que comer depressa, se irritar durante as refeições, comer enquanto trabalha tende a subir o Qi do Fígado, causando o padrão da subida do Yang do Fígado.
Manifestações Clínicas: Dor de cabeça, irritabilidade, tinidos, surdez, sensação de boca e garganta secas, rigidez no pescoço, visão turva, sensação de exaltação. A língua tende a variar de acordo a condição, quando a subida do Yang é em decorrência da deficiência de Sangue do Fígado, o corpo da língua será pálida; se derivar da deficiência de Yin do Fígado, a cor do corpo da língua será ligeiramente vermelha nas laterais e sem revestimento; Se desenvolver-se da rebelião do Qi do Fígado a cor do corpo da língua será normal ou ligeiramente vermelha nas laterais.
Pulso: Em corda.
Principais Manifestações: Cefaleia pulsante, irritabilidade, pulso em corda.
          Deficiência de Sangue do Fígado
Etiologia: A deficiência de Sangue ocorre sempre devido a má alimentação, digo, a falta de nutrientes produtores d sangue que debilita o Baço, que produzirá pouco Sangue, logo o Fígado terá pouco Sangue para armazenar.
A tristeza e o pesar depaupera o Qi, que então falha em produzir Sangue suficiente.
Exercícios físicos excessivos prejudicam principalmente Baço e Rim, estando estes mais fracos a produção de Sangue tende a ser prejudicada. Por outro lado os exercícios físicos excessivos também tendem a lesar os tendões e, portanto, o Fígado, que no fim das contas conduzirá a deficiência de Sangue.
Hemorragia Intensa, por exemplo, a do parto, conduz a deficiência de Sangue.
Manifestações Clínicas: Tontura, entorpecimento ou formigamento dos membros, insônia, visão turva, menstruações escassas, compleição pálido-embotada, fraqueza muscular, cabelos e pele seca, unhas quebradiças, depressão, sensação de falta de propósito, língua pálida, pulso áspero ou fino.
Principais Manifestações: Visão turva, menstruação escassas, compleição pálido-embotada, e língua pálida, pulso áspero.
      
·        _____________________________________________

Fonte: MACIOCIA, G. Os fundamentos da Medicina Chinesa: Um texto Abrangente para Acupunturistas e Fitoterapeutas. 2ª edição  São Paulo: Roca, 2007. 967 p.
McDOLNALD, J.; PENNER, J. Síndromes Zang Fu: Diagnóstico Diferencial e Tratamento. 1ª Edição. São Paulo: Roca, 2010. 583 p.
ROSS, J. Sistemas de Órgãos e Vísceras da Medicina Tradicional Chinesa. 2ª Edição. São Paulo: Roca, 1994. 267 p.

Postagens mais visitadas