Google+ Followers

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O coração segundo a MTC



 Funções
- Governar o Sangue;
- Controlar os vasos sanguíneos;
- Manifesta-se na compleição;
- Abrigar a mente;
- Controlar a sudorese.
A maioria dos quadros patológicos do coração envolve o sangue e a mente. As funções de governar o sangue e abrigar a mente são funções complementares se influenciam mutuamente.
Quando o sangue e o yin estiverem debilitados a mente sofrerá e quando a mente estiver perturbada em decorrência de fatores emocionais pode induzir a uma deficiência de sangue ou do yin do coração.
Os estados de espírito da mente estão mais relacionados com o fígado e coração, estes órgãos mantém o balanço harmonioso das emoções e de um fluxo suave, adequado e apropriado das reações do estímulo ambiental.
As alterações da mente podem aumentar ou originar a desarmonia emocional diretamente ou através dos estados de deficiência do yin e do sangue. Para que o pulso seja uniforme e normal o Qi do coração e o sangue do coração por serem mutuamente balanceados pelos batimentos cardíacos.
O Zhang Qi, o Qi torácico, auxilia os batimentos do coração e também o pulmão para os movimentos respiratórios. Esta energia também auxilia o coração para movimentar o sangue e o pulmão para circular o Qi, através da rede d canais e pelos tecidos do corpo.
Emoções
Todas as emoções afetam o coração. As sete emoções agitam o coração tem repercussão nos outros órgãos. O coração pode reconhecer e sentir o efeito da tensão emocional.
A emoção relacionada ao coração é a alegria. A alegria por si não afeta o coração, a alegria torna a mente tranquila, o excitamento excessivo é que pode lesar o coração. Com o tempo pode gerar fogo do coração ou calor por deficiência do coração. Especificamente a euforia diminui o movimento do Qi do coração e o torna deficiente.
Outras emoções também afetam o coração. A tristeza, por exemplo, embora relacionada ao pulmão, afetam profundamente o Qi do coração. O pulmão e o coração fornecem ajuda mutuamente, pois um governa o Qi e o outro o sangue. A deficiência do Qi do pulmão quando duradoura afeta o coração e torna o Qi deficiente, em longo prazo pode gerar uma estagnação de Qi, que por sua vez, acaba gerando calor. A deficiência de Qi e a estagnação podem coexistir. Quando Coração e Pulmão estão afetados podem ser manifestadas frequentemente o pulso fraco.
A raiva afeta diretamente o fígado e indiretamente o coração, os padrões que o a raiva causa no fígado podem ser transmitido facilmente ao coração. A raiva provoca a subida do Yang do Fígado que pode ser facilmente transmitido ao coração, causando o Fogo do Coração.
A preocupação tende a estagnar o Qi do Coração como resultado apresenta palpitações, opressão no tórax e insônia.
Dieta
A falta de nutrientes ou a falta de alimentos produtores de Sangue pode ocasionar deficiência do Qi do Baço. O Qi do alimento produzido pelo Baço é a base para a produção de Sangue, se há uma deficiência de nutrientes por um longo período ocasionará deficiência de Sangue que pode debilitar o coração causando deficiência de Sangue do Coração.
Por outro lado, o consumo excessivo de alimentos de energia quente, por exemplo, carne vermelha, pimenta e outros temperos, e especialmente o álcool, pode contribuir para o padrão de Fogo do Coração.
O consumo excessivo de alimentos quentes e gordurosos causa Fleuma-Fogo no Coração; O Fleuma pode ser causado pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos, frios ou crus e derivados do leite, mas esse padrão para obstruir o Coração a origem dietética é associada a problemas emocionais graves.

_________________________________________________________________________
Fonte: MACIOCIA, G. Os fundamentos da Medicina Chinesa: Um texto Abrangente para Acupunturistas e Fitoterapeutas. 2ª edição  São Paulo: Roca, 2007. 967 p.
ROSS, J. Sistemas de Órgãos e Vísceras da Medicina Tradicional Chinesa. 2ª Edição. São Paulo: Roca, 1994. 267 p.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quiropuntura

Quiropuntura
Acupuntura nas palmas das mãos