PESQUISA MOSTRA A EFICIÊNCIA DA ACUPUNTURA NA REDUÇÃO DO CALOR EM MULHERES

Qui, 11 Mar 2010 19:41 hs
Estudo esclarece que tratamento com Acupuntura é tão eficaz quanto uso de medicamentos

Pesquisa realizada no Hospital Henry Ford, em Detroit, mostra que a Acupuntura é tão eficaz quanto o tratamento medicamentoso na redução das ondas de calor em pacientes com câncer de mama. Segundo pesquisadores, a terapia ainda possui a vantagem de aumentar potencialmente o desejo sexual e pode melhorar a sensação de bem-estar do paciente.
Os resultados mostraram que a Acupuntura tem um efeito mais duradouro sobre a redução das ondas de calor e suores noturnos nas pacientes que recebem a terapia hormonal para o tratamento do câncer de mama. Há relatos de mulheres que afirmam que a Acupuntura aumenta a sua energia e clareza de pensamento.

Tratamento de Ponta
Comparada à terapia medicamentosa, a técnica oferece mais benefícios do que efeitos colaterais, declara o autor do estudo Eleanor Walker, do departamento de oncologia do Hospital. Para comparar as duas opções, 50 pacientes foram recrutados em clínicas de oncologia. Os doentes foram separados aleatoriamente em dois grupos e receberam tratamento com Acupuntura ou Venlafaxina (Effexor). O primeiro grupo tomou venlafaxina via oral a cada noite, 37,5 mg na primeira semana e depois 75mg nas 11 semanas restantes. O outro participou de sessões de Acupuntura, duas vezes por semana, durante um mês e depois, uma vez por semana, nas oito restantes.
O estudo descobriu que ambos os grupos experimentaram, inicialmente, um declínio de 50% nos calores e nos sintomas depressivos, indicando que a Acupuntura é tão eficaz quanto o tratamento medicamentoso.
Contudo, as diferenças se mostraram a partir de duas semanas após o tratamento. As pessoas submetidas à Acupuntura declaram ondas de calor em menor escala, enquanto aquelas que receberam terapia medicamentosa experimentaram um aumento significativo do problema.

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria dos Meridianos

TENOSINOVITIS DEL TIBIAL POSTERIOR

Cefaléia, segundo a MEDICINA CHINESA