Venha para Ágape fisioterapia

Venha para Ágape fisioterapia
RPG

Google+ Followers

terça-feira, 23 de outubro de 2012


Reflexologia


A reflexologia ou reflexoterapia, baseia-se no princípio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada orgão, glândula e estrutura no corpo. Ao trabalhar nesses reflexos, reduzimos a tensão em todo o corpo. Estás áreas reflexas na verdade são terminações nervosas livres, ou seja ramificações de neurônios, que quando massageados estimulam a energia nos canais ou zonas no corpo, que ligam-se  aos pontos reflexos nos pés. Quando esse fluxo de energia flui desimpedido, permanecemos saudáveis, e quando está bloqueado por tensão ou congestão, ocorre a doença. Mediante o tratamento dos reflexos, os bloqueios são desfeitos, e a harmonia é restaurada a todos os sistemas, através de uma função orgânica chamada de homeostase. Tratando um pé de cada vez, trabalhamos nos reflexos da sola, os lados e peito do pé, usando as tecnicas digitais apropriadas.

Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostos em arranjo similar nos pés.  A representação microcósmica de partes do corpo em diferentes áreas do organismo também se manifesta na íris do olho, na orelha e nas mãos. Todavia, as zonas reflexas dos pés são mais fáceis de localizar porque cobrem uma área maior e são mais específicas, tornando mais fácil trabalhar com elas.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas, provocando mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para conquistar e manter uma saúde melhor.

O principal benefício da reflexologia é o relaxamento. Ao reduzir a tensão, tambem melhora a irrigação sanguinea, faz aflorar um funcionamento nervoso desimpedido, restabelece a harmonia entre todas as funções do corpo, auxiliando o metabolismo e combatendo o seu estresse.

A técnica do tratamento reflexológico é simples, porém requer treinamento para ser aplicada eficazmente. Nesta forma de terapia, útil no tratamento de doenças e para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças, é muito importante o relacionamento entre o terapeuta e o beneficiário no processo de cura, assim como uma consulta de avaliação.O terapeuta atua como um mediador para ativar o potencial de cura do paciente, o tratamento é elaborado conforme a queixa do paciente.

Em minha prática clínica recomendo a reflexologia como tratamento complementar para desordens nervosas, como depressão, insônia, pânico, metábolicas como colesterol,hipotireoidismo, climatério e menopausa, circulatória, hipertensão, linfática e problemas nos pés como joanete, fasceite plantar e esporão. Quem não gosta de uma delicosa massagem nos pés? Ficou interessado em receber uma sessão de reflexologia, entre em contato.

Leitura Biológica: Microfisioterapia e Leitura Biologica

Leitura Biológica: Microfisioterapia e Leitura Biologica : Vou fazer um relato bem simples do que é a microfisioterapia junto com a leitura ...