Google+ Followers

terça-feira, 23 de outubro de 2012


Reflexologia


A reflexologia ou reflexoterapia, baseia-se no princípio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada orgão, glândula e estrutura no corpo. Ao trabalhar nesses reflexos, reduzimos a tensão em todo o corpo. Estás áreas reflexas na verdade são terminações nervosas livres, ou seja ramificações de neurônios, que quando massageados estimulam a energia nos canais ou zonas no corpo, que ligam-se  aos pontos reflexos nos pés. Quando esse fluxo de energia flui desimpedido, permanecemos saudáveis, e quando está bloqueado por tensão ou congestão, ocorre a doença. Mediante o tratamento dos reflexos, os bloqueios são desfeitos, e a harmonia é restaurada a todos os sistemas, através de uma função orgânica chamada de homeostase. Tratando um pé de cada vez, trabalhamos nos reflexos da sola, os lados e peito do pé, usando as tecnicas digitais apropriadas.

Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostos em arranjo similar nos pés.  A representação microcósmica de partes do corpo em diferentes áreas do organismo também se manifesta na íris do olho, na orelha e nas mãos. Todavia, as zonas reflexas dos pés são mais fáceis de localizar porque cobrem uma área maior e são mais específicas, tornando mais fácil trabalhar com elas.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas, provocando mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para conquistar e manter uma saúde melhor.

O principal benefício da reflexologia é o relaxamento. Ao reduzir a tensão, tambem melhora a irrigação sanguinea, faz aflorar um funcionamento nervoso desimpedido, restabelece a harmonia entre todas as funções do corpo, auxiliando o metabolismo e combatendo o seu estresse.

A técnica do tratamento reflexológico é simples, porém requer treinamento para ser aplicada eficazmente. Nesta forma de terapia, útil no tratamento de doenças e para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças, é muito importante o relacionamento entre o terapeuta e o beneficiário no processo de cura, assim como uma consulta de avaliação.O terapeuta atua como um mediador para ativar o potencial de cura do paciente, o tratamento é elaborado conforme a queixa do paciente.

Em minha prática clínica recomendo a reflexologia como tratamento complementar para desordens nervosas, como depressão, insônia, pânico, metábolicas como colesterol,hipotireoidismo, climatério e menopausa, circulatória, hipertensão, linfática e problemas nos pés como joanete, fasceite plantar e esporão. Quem não gosta de uma delicosa massagem nos pés? Ficou interessado em receber uma sessão de reflexologia, entre em contato.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quiropuntura

Quiropuntura
Acupuntura nas palmas das mãos