Acupuntura para Obesidade

Bem...e daí que isso tudo tem tratamento. Essa é a melhor notícia.
A acupuntura atinge o obeso em regiões estratégicas. Veja abaixo onde a acupuntura atua no organismo quebrando o ciclo do aumento de peso.

* Apetite - A acupuntura regula " a vontade de comer " do paciente. Não há como se controlar a fome, visto que essa é apenas um aviso de que o organismo necessita de energia para se manter. Porém, há pontos de acupuntura em que se faz a regulagem do apetite, que nada mais é que a vontade de comer além daquilo que seu corpo realmente necessita.


* Eliminação - Outra coisa muito comum em pessoas com excesso de peso é a constipação (prisão de ventre constante). A acupuntura reeduca o sistema intestinal a eliminar fezes constantemente, colaborando assim na depuração corporal.

* Compulsão alimentar - A compulsão é um problema ainda mais grave que o apetite voraz. O comedor compulsivo não só tem prazer em comer excessivamente, como também se sente culpado ao término de sua gulodice. É o tipo de caso que durante muitos anos foi exclusivo de clínicas especializadas e que agora a acupuntura traz uma nova proposta a fim de minimizar esses sintomas. O comedor compulsivo é como que um "viciado em comer", e deve ser tratado de forma um pouco mais delicada.
* Qualidade do sono - A pessoa que dorme mal, vive mal. O sono de baixa qualidade é um dos fatores agravantes do estresse e da ansiedade no mundo moderno.
Um dos pontos principais do tratamento com acupuntura é resgatar a qualidade do sono do paciente bem como a sua capacidade de relaxar mesmo em situações adversas.

* Auto-estima - A visão imaginária que o gordo faz de si não é das melhores. Seus padrões de estética são alterados e muitas vezes até mesmo diferenciados. Quando se olha no espelho, o obeso vê seu peso cerca de 30% a menos do que a realidade oferece. Sabe que está bem acima do seu peso ideal mas acha que não está tão mal assim.
Dessa forma, fortalecer o que chamamos de "eu interior" do paciente, torna-se elemento indispensável à um bom caminho de volta na trajetória do emagrecimento.
* Ansiedade - Todo obeso quer perder em dias o que ganhou em anos. E se não for dessa maneira, ele acha que não vai funcionar e que também não vale a pena.
O obeso vive ansioso, dorme mal por ter a mente agitada e come excessivamente como se a comida fosse acabar a qualquer momento.
A acupuntura age nos centros reguladores da ansiedade como que um bálsamo calmante. Com o tratamento da acupuntura, o paciente se mantém em níveis de ansiedade sob controle e permite que, dessa forma, possa controlar sua alimentação de forma saudável e até mesmo seguir com algum rigor a sua dieta (coisa que ele nunca conseguiu fazer justamente devido aos altos níveis de ansiedade).

Conforme se percebe, a acupuntura "cerca o dragão" da obesidade. Ela atua onde medicamento nenhum consegue chegar. A medicina chinesa trata a obesidade não como uma doença ou uma casualidade, mas sim como um distúrbio, um conjunto de sintomas que devem ser verificados caso a caso, de forma personalizada, visando não só o emagrecimento do paciente mas também como uma grande melhora em sua qualidade de vida.
Abaixo alguma perguntas bastante freqüentes de alguns pacientes sobre emagrecimento com acupuntura.

1) Acupuntura emagrece mesmo?
- Não, acupuntura não emagrece. Quem emagrece é o paciente. É preciso entender que a acupuntura não tira um só grama da pessoa, mas a coloca em condições de começar a perder peso.
2) Se parar de fazer acupuntura a gente engorda tudo de novo?
- Claro que não. A acupuntura não é um medicamento de efeito passageiro. Ela regula o seu organismo e o coloca funcionando corretamente. Após terminado esse processo, o paciente segue sua vida normal e retorna à acupuntura quando desejar e/ou precisar novamente. Mas não que a acupuntura o torne dependente disso.
3) Quantas sessões demoram pra eu perder 10 kilos?- Demoram o suficiente. Cada paciente perde peso de acordo com a sua estrutura corporal e de acordo com o esforço que fará durante o tratamento. Se seguir uma pequena dieta associada a pequenas caminhadas, certamente acelerará  o processo de perda de peso.
Porém, se fizer acupuntura e comprar uma caixa de chocolates na primeira esquina...a situação se complica.
4) É verdade que o tratamento é com uma sutura na orelha?- Tratamentos arcaicos como a sutura em um ponto específico da orelha vem sido abolidos ao longo dos anos. Além de não proporcionar ao paciente um perfeito equilíbrio entre os sistemas orgânicos, a sutura auricular oferece riscos (desnecessários) de inflamação. Já houve casos inclusive de amputação da orelha por infecção.
5) Mas então como é o tratamento?- Existem pontos auriculares (nas orelhas) que são estimulados sim. Durante o tratamento no consultório, esse tratamento é feito com as agulhas comuns de acupuntura. Quando se encerra a sessão, são colocadas pequenas esferas de aço inoxidável (alguns profissionais utilizam sementes de mostarda com o mesmo efeito) em pontos estratégicos e são afixadas com esparadrapo Micropore*. Esse pontos acompanham o paciente 24 horas por dia, não saem no banho e duram cerca de 5 a 7 dias sendo trocados na próxima sessão.
Isso proporciona ao paciente um tratamento bastante consistente e sem riscos de lesões.
Claro que o tratamento nas orelhas é apenas um detalhe a mais nesse tratamento. A acupuntura realizada no corpo é elemento indispensável a quem realmente deseja fazer uma terapia efetiva e com resultados garantidos.


A acupuntura é isso. Um tratamento antigo e ao mesmo tempo sempre inovador que se adapta às necessidades do mundo moderno.
Qualquer dúvida pode ser tirada através de meu e-mail: longevidade.holistica@gmail.com


Assista abaixo a um vídeo que mostra parte de um tratamento auricular para fins de emagrecimento.

Postagens mais visitadas deste blog

Teoria dos Meridianos

TENOSINOVITIS DEL TIBIAL POSTERIOR

Cefaléia, segundo a MEDICINA CHINESA