DESVENDANDO AS DORES DE CABEÇA!!

As dores de cabeça podem ocorrer em uma série de padrões de doenças na Medicina Tradicional Chinesa. Algumas cefaléias estão associadas a influências nocivas externas, como vento-frio, vento-calor ou vento-umidade. Outras ocorrem como um sintoma de desequilíbrios internos, como fogo do fígado, estagnação do xue (sangue), deficiência de qi ou deficiência de sangue.

É importantíssimo fazer uma avaliação minuciosa do paciente para se obter o diagnóstico correto ao tratar a cefaléia, já que o tratamento errado pode piorar o problema.
 
Diagnóstico de acordo com os Meridianos:
1)      Dor no TOPO da CABEÇA – ligada aos meridianos do Fígado e do Mestre do Coração e é mais frequente devido à deficiência de Sangue no Fígado e neste caso a dor será do tipo surda e melhora após descanso. Pode também ocorrem aquando ascensão do Yang do Fígado, sendo neste caso uma dor aguda.
2)      Dor nos LADOS da CABEÇA – ligada aos meridianos do Triplo Aquecedor e Vesícula Biliar e é mais frequente devido à ascensão do Yang, Fogo ou Vento do Fígado. É uma dor aguda e latejante.
3)      Dor de UM LADO da CABEÇA – também ligado ao meridiano da Vesícula Biliar, também atribuída à ascensão do Yang ou Fogo do Fígado.
4)      Dor nas TEMPORAS da CABEÇA – também característica do meridiano da Vesícula Biliar, geralmente dor do tipo latejante como causa da ascensão do Yang, Fogo ou Vento do Fígado.
5)      Dor ATRÁS dos OLHOS – dor é atribuída à Deficiência do Sangue do Fígado se a dor for surda ou ascensão do Yang do Fígado se a dor for aguda e severa.
6)      Dor na REGIÃO FRONTAL da CABEÇA – dores são geralmente relacionadas como Estômago. Indica Deficiência no Estômago se esta for surda ou Calor do Estômago se for aguda. Este tipo de dor é associada a uma sensação de peso na cabeça, atordoamento e falta de concentração, poderá haver também tonturas e visão turva.
7)      Dor ATRÁS da CABEÇA – no caso de cefaleias crónicas geralmente atribuídas à Deficiência do Rim, manifestando-se no meridiano da Bexiga. As dores agudas nesta área são atribuídas à invasão de Vento externo e esta dor é acompanha com uma forte rigidez nas costas e pescoço
8)      Dor em TODA a CABEÇA – no caso de dores crónicas são atribuídas à Deficiência do Rim e será dor do tipo surda em toda a cabeça, acompanhado com sensação de vazio. As dores agudas são atribuídas à invasão de Vento externo, estas dores são severas e por vezes acompanhadas de uma sensação de puxão.

Postagens mais visitadas