Google+ Followers

domingo, 24 de junho de 2012

CHAKRA


PRIMEIRO CHAKRA — BÁSICO (MULADHARA)
Localização: Chakra da base ou sexual, raiz, centro do osso púbico. Altura dos orgãos genitais (órgãos reprodutores).
Cores: preto, vermelho, fumê.
Características: Traz o indivíduo para a realidade, ajuda na concentração, capacidade de realizar, energia física, "pique", capacidade de criar, sexualidade, agressividade, raiva, capacidade de ação, ligação com qualquer tipo de raiz. Desbloqueia a energia e ajuda a derreter o isolamento
Sintomas de excesso de vermelho: febre, excesso de agressividade, de atividade física, de trabalho, sexualidade descontrolada.
Antídoto: verde ou azul.
Sintomas da falta do vermelho: desânimo, estafa, frigidez, falta de iniciativa, falta de atitude.
Área física: sangue, coluna, sistema nervoso, órgãos genitais, ânus, glândulas endócrinas.

Pedras: No primeiro chakra pode-se utilizar da cor vermelha, preta, e o fumê entre os pés, ou sob os pés, simultaneamente. As pedras pretas só devem ser utilizadas se tiverem veios na sua formação estrutural (como a turmalina) ou riscos de cor, nunca use a cor preta lisa, porque ela rebate a energia negativa, devolvendo-a ao ambiente. Já as pedras que tem “caminhos”, captam a energia negativa e agem como um transformador, devolvendo-as ao ambiente como energias positivas, recicladas. Para não se ter um excesso de vermelho nesse chakra, usamos o azul ou violeta juntamente com o vermelho. Turmalina preta, quartzo fumê (cinza ou marrom), rubi, rubilita - não é inteiramente vermelha mas contém muitos pegmentos vermelhos, granada vermelha - estimula a concretização. Muitas pedras vermelhas são pintadas, portanto cuidado.
Outras pedras: obsidiana, ônix preto, pirita, hematita, rodonita, granada.Aroma: Cravo.


SEGUNDO CHAKRA — UMBILICAL (SUADHISHTHANA)
Localização: Aproximadamente três dedos abaixo do umbigo.
Cor: laranja, vermelho, pode ser usado multicolorido com predominância do amarelo.
Características: Reduz a depressão, fortalece a autoconfiança, reequilibra a área renal, intestinal e sexual, capacidade de fazer amigos, estabelecer relações emocionais, modo de encarar o cotidiano, liberação da criatividade através da emoção, herança familiar na expressão emocional, sexualidade, alta procriação da alma. Enfatiza a energia sexual. Ajuda a integrar o sexual com o espiritual durante o sexo.

Área física: pele, glândulas mamárias, ovários, rins, próstata, testículos, órgãos reprodutores.
Sintomas da falta do laranja: cólicas de intestino ou rins, intestino preso ou solto.
Pedras: Ágata, calcita laranja, quartzo laranja, citrino marrom ou dourado, âmbar, rubi, granada, cornalina.
Aroma: Sândalo.



TERCEIRO CHAKRA — PLEXO SOLAR (MANIPURA)
Localização: Na altura do estômago, cavidade abdominal.
Glândula: supra-renais.
Cor: amarelo, dourado, laranja.
Características: Ameniza distúrbios digestivos e promove alegria. Consciência do ser e do querer, autocontrole, realização de desejos, felicidade, alegria de viver, progresso material, afirmação do ego, poder pessoal, sabedoria, prosperidade, assimilação de experiências. Confiança e calor. Ajuda na intuição e escolher as coisas certas. Dá alegria e é vitalizante.
Área física: digestão, respiração, diafragma, dilatação, contração, veias, adrenalina, pele, estômago, duodeno, pâncreas, úlcera, gastrite, asma, alergia, câncer.
Sintomas da falta de amarelo: pessoas que não estão de bem com a vida.
Pedras: Citrino amarelo, diamante amarelo, topázio, malaquita, peridoto, apatita, enxofre, calcita.
Aroma: Âmbar e Alecrim.



QUARTO CHAKRA — CARDÍACO (ANAHATA)
Localização: Centro do peito, cavidade torácica, entre os mamilos, na direção do coração.
Glândula: Timo.
Cor: rosa, verde e dourado.
Características: Gera calor suavemente, alivia a tensão e desatmoniza, equilibra as emoções, liberação de trauma emocionalmente reprimido, consciência alma/coração, expressão do amor em ações, amar a si próprio e aos outros, auto-estima, auto-valorização, afetividade, mágoas, carências, coração. Trata as feridas do coração e transforma o amor em amor incondicional. Auxilia também os sentidos.
Área física: coração, sistema imunológico, gânglios linfáticos, timo, costela, pulmões.
Pedras: Quartzo rosa, turmalina rosa, rodocrosita, jade rosa, quartzo verde, esmeralda, turmalina verde, aventurina, peridoto, malaquita, dioptásio, kunzita, morgonita, pedra-da-lua, opala.
Aroma: Rosa.


QUINTO CHAKRA — LARÍNGEO (VISHUDDHA)
Localização: pescoço, na altura da garganta ou da nuca.
Glândulas: tiróide e paratiróide.
Cor: azul, azul-celeste, turquesa, prateado, verde e azul claro.
Características: Aumenta a expressão verbal, ameniza a dor de cabeça, acalma a febre, comunicação, expressão, harmonia nas áreas material, emocional e mental, capacidade de verbalização e expresso da verdade. Lucidez e expansão. Ajuda a contactar com a intuição e inspiração.
Área física: No meio da garganta, tiróide, nervos, ouvidos, músculos tensos nestas áreas, paratiróide.
Pedras: Turquesa, todas as pedras de tom azul ou cristal branco biterminado (de duas pontas), água marinha, turmalina azul, sílica-gema, crisocola, celestita (celestina), amazonita, ágata azul rendada.
Aroma: Eucalipto.



SEXTO CHAKRA — FRONTAL ou 3º OLHO (AJNA)
Localização: terceiro olho, entre as sobrancelhas, testa.
Cor: violeta, azul, branca, índigo, roxo.
Características: Supera a dor física, liga o homem à espiritualidade, acalma a mente, ver com clareza mental e espiritual, intuição, contato com energias do campo astral, clarividência, harmonia entre o ser humano e o ser superior, estado mental equilibrado, devoção. Desbloqueia o terceiro olho, solta velhos padrões de pensamento e melhora a concentração.
Área física: glândula pituitária, cérebro, ouvido, olhos, nariz, centros cerebrais superiores.
Pedras: Ametista, turmalina, fluorita, cianita, lápis-lazúli, sodalita, água-marinha, azurita, safira, sugilita.
Aroma: Menta e Jasmim.



SÉTIMO CHAKRA — CORONÁRIO (SAHASRATA)
Localização: coroa ou coronário, no topo da cabeça.
Cor: Branca, violeta, dourada, límpido.
Características: Equilíbrio e iluminação, favorece a clareza em geral, compreende todo o espectro das cores, fortalece o corpo e a mente como um todo, realização total, consciência plena, total sintonia com as energias cósmicas, perfeita plenitude, espiritualização e iluminação, unidade com Deus, paz e sabedoria.
Área física: cérebro, sistema nervoso, glândula pineal, cegueira, caspa, enxaqueca, aliviar tensão, relaxar.
Pedras: Quartzo branco, cristais de quartzo, pérola, calcita, ametista, quartzo branco ou fumê rutilados - o branco diretamente sobre o chakra e o fumê deve ser colocado no ambiente ou na mão, sempre abaixo da cintura. Trabalhar em conjunto com as cores amarela, laranja, preta ou fumê, diamante, selenita, topázio verde, heliodoro.
Aroma: Lótus e Mirra

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Quiropuntura

Quiropuntura
Acupuntura nas palmas das mãos